sexta-feira, 17 de abril de 2020

A dança das cadeiras no Ministério da Saúde, a ciência e a lógica neoliberal



Não é segredo para ninguém que a discórdia presente no governo federal ocasionou o que chamo de dança das cadeiras, no título desse texto.
Sai, no dia 16 de abril de 2020, o Ministro da Saúde, Mandetta, que ocupava esse cargo desde janeiro de 2019. Antes de falar sobre o ex-ministro mais detalhadamente, é não só relevante como fundamental ressaltar que essa demissão acontece basicamente por uma necessidade insensata que o mandatário do Brasil possui de chamar atenção e ser o mais popular. Quase um blogueiro, né minha gente?
O trabalho do Mandetta estava sendo mais bem avaliado que o posicionamento do Chefe do Executivo, e isso não é uma possibilidade viável para Excelentíssimo Presidente da República.
O posicionamento do ex-ministro era o de seguir a Ciência. Inclusive, em uma das suas últimas coletivas essas foram as palavras: “ O que eu tenho para oferecer é a Ciência. A Ciência é a LUZ!”
Para um país em que grande parte da população não crê na Ciência, apontar a ciência como o ÚNICO caminho na tentativa de solução de problemas, em meio a crise de saúde pública, é tão absurdo quanto à postura do presidente para quem minimamente entende a sua incapacidade, evidente, de gerir um país. Na verdade, será que ele tem a capacidade de gerir algo?
Em um país que grande parte da população não crê na Ciência, não há problema na demissão do presidente do CNPq, órgão de fomento à pesquisa ocorrida hoje.
Não há problema também que o ex-presidente do órgão tenha sabido da notícia pela publicação do Diário Oficial.
Não há problema também no fato de que esse órgão tem sofrido um esvaziamento orçamentário promovido pelo governo federal.
Não há problema no fato de que houve uma tentativa de excluir a prioridade das Ciências Humanas como campo de pesquisa necessária.
Não há problema no fato de o mandatário tentar a todo custo não só afastar a ciência da população, como também demonizá-la.
Talvez isso se deva ao fato de que é a ciência que alerta a população que beber água tônica não vai proteger você do coronavírus, assim como ingerir alimentos alcalinos.
Ah, é a ciência que te diz que a escala de pH, utilizada para medir a acidez e alcalinidade em sistemas aquosos, varia somente entre 0 e 14. E que se te dizem que algum alimento tem pH maior que 14, acredite, é mentira.
Mas para saber disso você precisa conhecer e aceitar a ciência. Contudo, você prefere acreditar na ignorância do capitão. Pobre de nós!
Trocar o ministro da saúde em meio à crise certamente trará prejuízos à população, visto que mesmo que exista uma equipe técnica no Ministério para ajudar o novo ministro e sua equipe, isso exige tempo. E tempo, não temos!!
Além disso, o novo ministro afirma em seu discurso de posse que SAÚDE e ECONOMIA não competem entre si.... Bom, minimamente, para quem tem um pouco de conhecimento sobre a lógica neoliberal entende que essa afirmação é deveras PREOCUPANTE....
Antes de dar prosseguimento ao entendimento sobre essa lógica, quero pausar aqui o meu texto para dizer que embora o ex-ministro tenha feito contribuições acertadas na gestão da pandemia, o que no final importa, para eles – políticos, é unicamente a política.
Em virtude da sua gestão, sua aceitação popular está em alta e, por isso, seu partido DEM (Democratas) já deseja que Mandetta ocupe lugares de maior influência no Estado. Mandetta é um anti-petista de carteirinha e votou à época em favor do impeachment da então Presidente Dilma Roussef.
A saber, o partido DEM era, antes de 2007, conhecido como PFL (Partido da Frente Liberal) fundado no final da Ditadura Militar em 1985 por políticos que apoiavam esse movimento.
Com essa informação talvez seja mais claro entender que o importa, de fato, é a política!
Depois desse adendo, voltemos a dura realidade do nosso país.
Enquanto todos esses acontecimentos, sobre os quais falei aqui, ocorriam é possível ver na TV uma campanha de gratidão e endeusamento em favor das empresas privadas que estão “doando” muito dinheiro para ajudar no combate à crise de saúde pública..... Que empresas MARAVILHOSAS!.... Só que não!
Essa é lógica neoliberal!
Se o Estado é suficiente para gerir a crise e gerar estado de bem social, nos tornaremos, na cabeça do gado, um país SOCIALISTA, né?! E isso nem pensar!!!
Então é ai que entram as estratégias..... O neoliberalismo reduz o papel do estado...
A lógica neoliberal, associada às politicas de Pinochet, Reagan e Magaret Thatcher, chega ao Brasil na década 1990. Sua intenção é desmontar as estruturas sociais garantidas pelo Estado.
É diminuir os investimentos em SAÚDE e EDUCAÇÃO!
É promover a DESIGUALDADE SOCIAL!
É diminuir as POLÍTICAS SOCIAIS!
É flexibilizar (PRECARIZAR) as leis trabalhistas!
É acabar com os pobres!
É acabar conosco!
E se você duvida do que estou falando, aproveita esse tempo de isolamento social e vá estudar sobre!
Vou te indicar a primeira leitura.... Mas leia logo:
MEDIDA PROVISÓRIA 905 – MP do contrato verde amarelo

Eu sei que depois de ler você vai repensar essa palhaçada de:
Brasil acima de não sei quem......

O que se vê aqui é o Brasil, na figura de um ególatra, fazendo uso de uma política de exterminação do Brasileiro!

#Resistiréocaminho

Por Victor Magalhães






2 comentários:

  1. Belo texto mestre!
    É lamentável a forçação de endeusamento de alguns políticos sobre as doações de dinheiro e comida por parte dos GRANDES empresários, e é lastimável que o povo abrace essa ideia. Infelizmente falta senso critico do "verdadeiro" povo brasileiro, mas no fundo eles mesmo não são culpados diretamente pela falta desse senso. Em um país com um Estado FORTE, NA SAÚDE, EDUCAÇÃO e CIÊNCIA e que combata a desigualdade de classes, jamais teríamos esses mega empresários, ou não precisaríamos de sua ajuda, pois automaticamente com um Estado forte combate tal desigualdade íamos precisar dessa "esmola". É um soco na cara quando esses empresários doam dinheiro, pois com certeza eles verão seus lucros aumentarem com essa participação, pois população irá consumir produtos desses empresários visando a "ajuda" que eles deram, e outra são esses empresários e entre outros menores que estão demitindo em massa, não pelo motivo que não de pra pagar os salários, mas para não repartir seus lucros milionários.

    ResponderExcluir
  2. É só importante lembrar meu caro, que eles não doam absolutamente nada... Eles devolvem o que é da população e que na maioria das vezes é apropriado pela sonegação de impostos.

    ResponderExcluir