quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pandemia, isolamento social, ciência e senso comum


         Em tempos de COVID-19, isolamento social, novas rotinas, novos hábitos, desespero, incerteza, insegurança, medo, insanidade, arrumação de casa, lavagem de roupas, pano molhado com água sanitária, esperança, álcool gel, medo, notícias, notícias falsas, resiliência, home office, homeschooling, filhos, EAD, pais desesperados, professores youtubers, higienização, água e sabão, álcool gel, comunidades sem abastecimento regular de água, socorro, saúde pública, desespero, incerteza, ministério da saúde, OMS, isolamento social, quarentena, respiradores, medo, notícias falsas, insegurança, falta de sanidade mental, discurso genocida, panelas, aplausos, gado, álcool gel, senso comum, governo do estado, relaxamento das medidas de isolamento, descrença, medo, água e sabão, pessoas em situação de rua, empreendedores pobres, economia, novos hábitos, pessoas podem morrer para salvar a economia, pandemia, desconhecimento, senso comum, medo, álcool gel, CIÊNCIA.
            Há de se entender, e já antecipo meus pedidos de desculpa para quem não concordar com a minha fala, que o senso comum também é senso. É legítimo. É o conhecimento experiencial. Conhecimento adquirido através das observações do mundo. Por isso, ressalto, senso comum também é senso. No entanto, senso comum também está inserido no campo do “achismo”, da opinião, da liberdade de expressão que temos em uma democracia, mesmo que jovem como a nossa. E senso comum não refuta a ciência.
SENSO COMUM NÃO REFUTA A CIÊNCIA, mesmo que você pense que sim. Lembre-se que a sua opinião não é valiosa quando estamos vivendo um momento de calamidade pública. A sua opinião não é valiosa para a coletividade quando não se fundamenta em artifícios e verdades científicas.
            A única maneira de resolver ou tentar, pelo menos, resolver problemas de saúde pública é utilizando a ciência. Enfrentar o COVID 19, que está longe de ser uma gripezinha ou um resfriadinho, como homem é enfrenta-lo com a ciência e não com a ignorância ou com o senso comum.
            Não, eu não estou dizendo que quem não é cientista não possui lugar de fala e que sua opinião ou seu achismo não deve ser considerado. Eu estou dizendo que em momentos de calamidade pública, estado de guerra, o conhecimento adequado é aquele aceito cientificamente. Se você não sabe sobre Ciências, mantenha-se calado e acate as recomendações dos cientistas.

“Seja menas” “Seja menas gado!”

            Você pode até não gostar da Rede Globo, mas acreditar que ela manipula evidencias científicas escancaradas para derrubar seu chefe de estado que possui um discurso genocida (quando informa que o isolamento social é besteira) transcende a ignorância.
            Existem dois conceitos importantíssimos que você deve saber para que sobrevivamos e resistamos a esse momento extremamente difícil: RESPONSABILIDADE SOCIAL e CONSCIÊNCIA DE CLASSE.
            A responsabilidade social, dentre muitas outras atribuições, vai impedir você não só de sair de casa em virtude da vida do próximo, como também vai impedir você de publicar aquela foto de um prato de comida lindo nas redes sociais em que você possui amigos que estão em situação de quase miséria.
            A consciência de classe vai te mostrar que mesmo que você ganhe 50.000 reais, se você tem um chefe, você é POBRE!
            Perceba que a preocupação dos governantes com a economia se dá simplesmente pelo fato de que com o isolamento social quem para é a classe trabalhadora. São os trabalhadores que movimentam tudo.
            Você entende o que isso significa ou a sua opinião e achismo funcionam como vendas em um cavalo?
            A economia será recuperada um dia, mas a vida dos que se expuserem a essa doença não. E sim, a vida importa. É a sua opinião que incentiva o total desprezo com a vida do próximo.  É a sua opinião que permite assassinar pretos, pobres, moradores de comunidade, Marielles...
É sim a sua opinião que refuta as ciências sociais. As ciências sociais tentam explicar profundamente essas relações de poder e classe social, mas estamos permitindo há tempos que o senso comum sobreponha essas ciências.
É sim a sua opinião que refuta as ciências médicas. Que refuta as considerações da OMS. É sim a sua opinião que vai matar um grande número de pessoas se você insistir que o isolamento social é besteira.

Senso comum é até senso, mas a ciência, ah, a ciência....
A ciência salva vidas......

Sem a ciência:
Em tempos de COVID-19, isolamento social, novas rotinas, novos hábitos, desespero, incerteza, insegurança, medo, insanidade, arrumação de casa, lavagem de roupas, pano molhado com água sanitária, esperança, álcool gel, medo, notícias, notícias falsas, resiliência, home office, homeschooling, filhos, EAD, pais desesperados, professores youtubers, higienização, água e sabão, álcool gel, comunidades sem abastecimento regular de água, socorro, saúde pública, desespero, incerteza, ministério da saúde, OMS, isolamento social, quarentena, respiradores, medo, notícias falsas, insegurança, falta de sanidade mental, discurso genocida, panelas, aplausos, gado, álcool gel, senso comum, governo do estado, relaxamento das medidas de isolamento, descrença, medo, água e sabão, pessoas em situação de rua, empreendedores pobres, economia, novos hábitos, pessoas podem morrer para salvar a economia, pandemia, desconhecimento, senso comum, medo, álcool gel.

            Com a ciência:
Em tempos de COVID-19, isolamento social, quarentena, novos hábitos, novas rotinas, vacina, medicamentos, menor velocidade de contágio, respiradores, EPIs, álcool gel, hospitais, universidades, vidas importam, vidas salvas.....

Faça-me um favor:

FIQUE EM CASA!

Por Victor Magalhães.


18 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. É importante se identificar para que eu saiba quem é você...rsrs

      Excluir
  2. Muito bom Victor. Quem dera se todas as pessoas tivessem essa consciência, principalmente nossos governantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. É importante se identificar para que eu saiba quem é você...rsrs

      Excluir
  3. Maravilha, merece virar artigo acadêmico!

    ResponderExcluir
  4. Meu amadíssimo, o que temos demonstrado à nossa sociedade a respeito da contrução da ciência para que tenhamos chegado a esta situação? Sua querida orientadora 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é minha querida orientadora. Precisamos repensar nossos sistemas...
      Há algo muito errado!

      Enorme beijo!

      Excluir
  5. Muito bom! São muitas novidades em novas rotinas, novas relações, afinal a maioria de nós vivia correndo e mal parava em casa. Agora temos que parar, refletir e quem sabe rever como será de agora para a frente.
    Parabéns!!!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Marco. Vivemos grande parte da nossa vida renegando nossas relações mais essenciais.

      Grande abraço meu caro

      Excluir
  6. Boas colocações professor.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Tudo isso está pondo em cheque exatamente nosso modo de vida. Não seremos mais os mesmos depois disso. Tomara... Abraço apertado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos ser mais os mesmos, mesmo. E sigo com a sua fala... TOMARA!

      Super, abraço minha amiga!

      Excluir
  8. Texto perfeito! Não esperava nada menos que perfeito vindo de vc. Parabéns!

    ResponderExcluir