Como
a maioria dos meus amigos sabe, sou professor do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia. Sabe também que fui aluno de graduação (Licenciatura em
Química) da mesma instituição e campus no qual atuo como professor de Química e
Ensino de Química.
Ensino
de Química trata de questões relacionadas à educação. Essa relação entre
Educação e Ensino é muito mais densa do que se imagina. E isso, às vezes é um
problema. Alguns têm dificuldade de enxergar essa relação.
Atuo
além do nível médio, na graduação, especificamente, na licenciatura em Química,
mais específico ainda, na formação de futuros professores que atuarão na
educação básica.
Educação
básica compreende educação infantil, fundamental e médio pela Lei de Diretrizes
e Bases (LDB). Lei que norteia a educação em nosso país.
O
problema é que existem pessoas que não sabem muito sobre a LDB, sobre as
Diretrizes Curriculares Nacionais, sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais,
sobre as teorias da educação que fundamentam
o fazer pedagógico do professor, independente da sua formação
específica.
Segundo
esses documentos o professor, independente da disciplina que leciona, deve
formar na educação básica um cidadão que tenha criticidade, isto é, a
disciplina específica (química, matemática, física...) é um recurso de formação
integral do aluno.
Formação
integral que também é um conceito da educação, desconhecido por muitos,
refere-se à formação do alunos nas mais diversas perspectivas, inclusive
formação para o mundo do trabalho, em caso de educação técnica. Mas o trabalho
aqui deve ser tratado a partir do princípio pedagógico.
E
aí, também é necessário estudar um pouco sobre isso.
Alguns
também desconhecem a necessidade de ler alguns documentos sem esquecer as
entrelinhas. O professor precisa ler o que não está escrito, sabe?
Há
pouco tempo participei de uma mesa redonda no IFRJ sobre a nova Base Nacional
Comum Curricular como palestrante.
Li
o documento todo. Reli o documento todo. Li as entrelinhas. Reli as
entrelinhas.
A
BNCC para o Ensino Médio ainda não foi homologada, mas “muitas” discussões
estão acontecendo em torno deste tema.
A
Reforma do Ensino Médio também tem sido alvo de discussões.
Só
para esclarecer a reforma e a base são documentos diferentes, mas que estão
intrinsicamente relacionados.
A
base trata do ensino por competências. Leia competências como
INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO.
A
reforma trará a MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO. O mercado de trabalho será
responsável por traçar o perfil do aluno que devemos formar. Isso está certo?
Há
pouco foi publicada uma carta com consulta pública que trata desses temas, após
um seminário que aconteceu em setembro.
E
lá, nas entrelinhas, diz tudo o que relato nesse texto.
Há
sim uma tentativa de desmonte dos Institutos Federais.
Se
como IF só pudermos oferecer o itinerário formativo da educação profissional
significa que seremos impossibilitados de formar o aluno integralmente. Haverá
uma ruptura com a identidade dos IFs, fazendo com que os cursos de graduação,
também, não sejam mais oferecidos por nós.
Há
muitas outras consequências...
E
eu, como professor, educador e alguém que pensa e pesquisa a educação não posso
fingir que nada está acontecendo.
Não
posso negar ao meu aluno o direito de conhecer essas perspectivas.
Mas,
Victor, será que isso tudo que você está falando vai acontecer? Não está
escrito em lugar algum!
Primeiro,
está escrito sim – nas entrelinhas.
Não
posso afirmar que isso tudo vai acontecer e no que depender de mim, da minha
resistência, não vai acontecer não, mas convido você professor, futuro
professor, cidadão a tentar traçar um panorama da educação desde o impedimento
da Dilma, quer dizer, do golpe de 2016.
Mas
oh, só vale um panorama com fundamentação, tá?
Beijos
no coração.
Bom, professor, entendi bem o que quer dizer.Vejo o futuro da educação no Brasil com muito desânimo e pesar. Eu gostaria de lutar, fazer algo para mudar essa situação terrível que está para começar escrita a partir do próximo domingo. Pensar nisso tem me deixado doente.Não sei bem o que fazer ou como agir... Mas estou aqui para lutar ao seu lado.
ResponderExcluirNão podemos esmorecer. Estaremos juntos nessa caminhada sempre.
ExcluirVenceremos essa e muitas outras lutas...
Beijos no coração
Tamos juntos, nessa luta, por dias melhores .
ResponderExcluirSempre juntos!
ResponderExcluirQuestoQu da formação docente, questões da compreensão epistemológica e histórica de uma sociedade antiga, com fazeres culturais fundantes e nada hoje o erentes a profissão. Obrigada Vitor pela instigante reflexão e desejo e contribuo na disseminação!
ResponderExcluirObrigado! Peço que se identifique pra facilitar o contato. Abraços
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